Coordenador : Ana Luiza Bastos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388703.2201.50020.18022023
Unidade/Órgão Adm.: CMB
Departamento/Setor: MMO
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo são professores e estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, oriundos de escolas públicas e privadas. Entretanto, qualquer pessoa poderá visitar e interagir com os diferentes materiais e experimentos apresentados na Mostra Científica Presencial e entrar em contato direto com Professores, Pesquisadores e Acadêmicos de vários grupos de pesquisas da UFF e outras Instituições de Ensino e Pesquisa.
Local de atuação: Instituto de Química UFF Instituto de Biologia UFF Instituto Biomédico UFF
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Ampliar o contato de estudantes do Ensino Fundamental e Médio, professores da Educação Básica e do público em geral com pesquisadores, grupos e pesquisas científicas realizadas nas nossas universidades, reforçando a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, através da divulgação científica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1- Realizar uma Mostra Científica DIECI UFF, no formato presencial com exposições sobre pesquisas realizadas por grupos da UFF e de outras instituições de pesquisa científica. 2- Apresentar e discutir questões científicas e tecnológicas contemporâneas e seus impactos na sociedade. 3- Estimular a formação de redes acadêmicas e profissionais entre pesquisadores e os professores dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. 4- Estimular a criatividade, a inovação e a colaboração entre pesquisadores, professores e alunos. 5-Despertar o interesse pela pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.
Resumo
O presente projeto foi concebido a partir de experiências anteriores do grupo DIECI UFF na coordenação das edições do Congresso Científico e Tecnológico para o Ensino Médio (COCTEM) e na realização das Mostras Científicas Virtuais. Visando a ampliação do contato de estudantes e professores da Educação Básica e do público em geral com pesquisadores e pesquisas científicas realizadas nas universidades, os visitantes poderão conhecer trabalhos de diferentes áreas do conhecimento apresentados na MOSTRA CIENTÍFICA DIECI UFF. Entendemos que a divulgação de ciências se constitui em uma fundamental ferramenta no combate às notícias falsas e ao negacionismo científico, tão evidentes nos últimos anos. A mostra se propõe a apresentar ao público leigo em linguagem acadêmica resultados de pesquisas sérias de forma acessível, interessante e interativa, configurando-se como um espaço para discussões sobre o papel da universidade na produção e disseminação do conhecimento à medida em que se aproxima da escola básica e influencia jovens estudantes no despertar de sua curiosidade científica e seus potenciais, estimulando-os a buscar seus espaços como cidadãos de direito.